Conhecimento pessoal

Leitura Bíblica: João 8.12-18

Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim (Gl 2.20).


Uma tarefa difícil, mas importante, é ter conhecimento próprio, ou seja, buscar ter uma visão clara de quem nós somos. Se nós não sabemos quem somos, seremos facilmente influenciados pelo que os outros dizem. Seguir a opinião dos outros pode nos levar a acreditar que somos melhores ou piores do que a realidade. Ao falar sobre o aspecto negativo, quando somos injustiçados e discriminados, o pastor Nelio DaSilva escreveu: “Nunca permita que as opiniões e perspectivas que outros tenham sobre você venham defini-lo e determinar quem você é ou deixa de ser. Mesmo que certas pessoas possam conhecê-lo bem, na realidade - elas nunca, jamais poderão conhecê-lo completamente. Cabe a você saber quem você realmente é, o que essencialmente está em seu coração e como você foi forjado desde o ventre da sua mãe pelo Deus que o criou. Nenhuma mera opinião de uma outra pessoa, seja esta quem for, tem o poder de neutralizá-lo; a não ser que você permita”.

É importante saber o que os outros dizem, mas isso não deve ser o fator principal para regermos nossas atitudes, muito menos moldar a nossa identidade pelas palavras dos outros. Devemos lembrar que nossa verdadeira identidade vem de Cristo. Nós somos o que cremos e, quando temos fé em Cristo e seguimos suas palavras, nossa identidade é formada pelas nossas atitudes cristãs. Aiden Wilson Tozer, sobre o tema ser e fazer, disse: “Os dois grandes verbos dominantes na vida do homem são ser e fazer. O que um ser humano é vem antes aos olhos de Deus. O que ele faz é determinado pelo que ele é e, portanto, o ser possui sempre importância primária”. O que sou em Cristo deve determinar o que faço e não o que os outros pensam de mim. Eu devo ser quem eu realmente sou, “se eu não estiver perfeitamente consciente da minha identidade, me torno vulnerável a toda sorte de especulações” (Nélio).


Quem conhece a Deus se conhece. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Bom é inimigo do ótimo

Mensagens Diárias 5

Egoísmo