Cobranças exageradas

Leitura Bíblica: Lucas 7.36-38

Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também (Mt 7.2).

Um pobre viajante parou ao meio-dia para descansar à sombra de uma frondosa árvore. Do outro lado da estrada, havia um quiosque com tentadores pastéis e bolos. O viajante se deliciava sentindo as fragrâncias que flutuavam pelo ar, enquanto mascava seu último pedacinho de pão dormido. Ao se levantar para seguir caminho, o padeiro subitamente saiu correndo do quiosque, atravessou a estrada e agarrou-o pelo colarinho. Espere aí! - gritou o padeiro - Você tem que pagar pelos bolos! É perfeitamente óbvio que você aproveitou seu próprio pão dormido bem melhor, só sentindo os cheirinhos deliciosos da minha padaria. Uma multidão se juntou e instou para que levasse o caso ao juiz local, um velho muito sábio. O juiz ouviu os argumentos, pensou bastante e depois ditou a sentença. Você está certo - disse ao padeiro - Este viajante saboreou os frutos do seu trabalho. E julgo que o perfume dos seus bolos vale três moedas de ouro. Tirou três moedas de ouro do próprio bolso. Você diz que esse viajante meramente sentiu o cheiro dos seus bolos, não é? Então, já que ele consumiu apenas o perfume, você será pago apenas com som. Abra os ouvidos para receber o que você merece. O sábio juiz jogou as moedas de uma mão para outra, fazendo-as retinir bem perto das gananciosas orelhas do padeiro. 

Podemos achar a atitude deste padeiro repugnante. No lugar de cobrar o pobre viajante, o padeiro deveria ter tido compaixão e doado sua boa comida. Mas será que, às vezes, não exageramos também nas cobranças aos outros? Infelizmente, julgamos e cobramos nosso próximo apenas por implicância. Devemos pedir a Deus que nos ajude a buscar dia a dia mais tolerância, mais amor pelo nosso próximo, e a perdoar no lugar de culpar. Devemos tomar muito cuidado antes de criticar alguém ou antes de pensar mal a respeito de alguém. Muitas vezes o errado somos nós. Muitas vezes nosso pré julgamento se baseia em um ponte de vista diferente. 


Vivamos em amor e paz. 

Comentários