Caminho vitorioso

Leitura Bíblica: Salmo 84.5-7

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti (Is 43.2).


No alto de uma grande montanha de um reino antigo havia uma macieira mágica, que produzia maçãs de ouro. Três corajosos cavaleiros partiram na tentativa de colher as maçãs. O primeiro foi por um caminho mais fácil e com muita facilidade chegou rapidamente até a montanha. Mas como chegar até as maçãs? Elas estavam em galhos muito altos. Sem sucesso voltou. O segundo foi por um caminho um pouco mais difícil. Logo enfrentou a primeira situação com a qual se deparou, porém logo em seguida apareceu outra. Ele acabou ficando cansado, esgotado até ficar doente, e cair prostrado. Foi obrigado a retroceder e voltou para a aldeia. O terceiro pegou o pior caminho, mas persistiu com alegria e determinação. Improvisou uma escada para pegar água em um poço. Construiu uma pequena jangada e com uma vara de bambu como apoio, conseguiu chegar do outro lado do rio. Quando avistou a Macieira Encantada, ele se pôs a trabalhar e preparou cuidadosamente seu material, fazendo uso de todos os seus recursos. Transformou a jangada numa grande cesta para guardar as maçãs dentro, subiu na árvore pela escada, usou o bambu para empurrar as maçãs mais altas e mais distantes. Depois voltou pelo caminho mais fácil, levando consigo os frutos de seu trabalho. Descobriu, entre outras coisas que: Tudo que apareceu em seu caminho foi útil e importante para sua vitória; cada uma das situações que ele resolveu, foi de grande aprendizado, não só para aquele momento, mas também para vários outros na sua vida futura; quando você faz do seu trabalho um prazer, suas chances de sucesso são muito maiores; quando seu objetivo vale a pena, não há nada que o faça desistir no meio do caminho. 

No caminhar da vida não encontraremos um caminho fácil. Mas sempre precisamos lembrar que Deus usa as circunstâncias dolorosas e as canaliza para o nosso bem. Devemos prosseguir com alegria e determinação. 


Deus tem um propósito em cada situação. 

Comentários