Amor intenso

Leitura Bíblica: Filipenses 2.1-4

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados (1Pe 4.8). 

Em nosso versículo chave, Pedro não diz apenas que devemos simplesmente amar uns aos outros, diz que devemos amar intensamente, abrir nosso coração para o nosso próximo. “A palavra que Pedro usa para descrever este amor cristão é um vocábulo que significa ‘aquilo que nunca falha’. Traz a ideia do atleta que estica os músculos para dar o máximo de si na corrida. O amor cristão exige tudo o que uma pessoa pode reunir de suas energias espirituais, mentais e físicas. Significa amar aquele que não é digno de ser amado; amar apesar da injúria e do insulto; amar mesmo quando esse amor não é correspondido” (Hernandes Dias Lopes). 

Demonstramos amor quando agimos em favor de alguém (“tende amor intenso uns para com os outros”). Amor se expressa em atitudes. Como amar intensamente sem manifestar este amor através de ações? Vemos que muita gente só reconhece a importância do outro quando ele já morreu. Precisamos lembrar que, enquanto temos nossos familiares, amigos próximos de nós em vida, é que temos oportunidade de manifestar o quanto eles são importantes para nós. 

O amor também é cuidado e proteção ao próximo. Não se alegra em expor os pecados do outro (“o amor cobre multidão de pecados”). Warren Wiersbe, citando Gênesis 9.18-27, apresenta uma bela ilustração desse princípio. Noé embebedou-se e se descobriu de modo vergonhoso. Seu filho, Cão, viu a vergonha do pai e contou para a família. Em uma demonstração de terna preocupação, seus irmãos Sem e Jafé cobriram o pai e sua vergonha. Neste mesmo pensamento podemos interpretar Provérbios 10.12 que diz: “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”. Quem não tem amor no coração recorre à retaliação, à vingança e exposição das falhas dos outros. “O amor não é coniven­te com o pecado, mas não se deleita em expor o pecador à execração pública” (HDL). O amor perdoa e prefere muitas vezes sofrer o dano do que causar mal aos outros.


Grande amor recebemos e devemos doar. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Mensagens Diárias 5

Bom é inimigo do ótimo

Egoísmo