Agradar a Deus

Leitura Bíblica: Provérbios 4.18-27

Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção (1Ts 1.5a).


Uma famosa cantora de ópera foi convidada a apresentar-se em um grande teatro diante de uma grande plateia. Ela ensaiou por meses. Quando a noite chegou, todos os assentos estavam ocupados por fãs e admiradores. Quando a cantora terminou a apresentação, foi aplaudida de pé e teve que retornar três vezes ao palco, porque as palmas não cessavam. Quando finalmente saiu do palco, seu empresário a abraçou e a parabenizou. Mas, em vez de agradecer ao elogio, a cantora disse ao empresário que ela havia falhado. Sem acreditar, o homem perguntou: Como você pode dizer isso? Você foi aplaudida de pé e teve que retornar três vezes ao palco! A cantora disse: Uma pessoa na primeira fila não estava aplaudindo. Mas por que você se preocupa com a opinião de uma pessoa quando todos amaram a sua atuação? - perguntou o empresário. A cantora respondeu: A pessoa que não estava aplaudindo era o meu professor. A cantora queria agradar o seu professor acima de todos os outros. É assim que precisamos nos sentir sobre agradar a Deus.

Você tem se preocupado em agradar a quem? Podemos viver de forma muito empolgante para uma plateia de milhares de pessoas. Podemos ser reconhecidos como os melhores de nosso grupo. Podemos parecer humildes, inteligentes e bondosos, mas como Deus nos vê? Sabemos que enquanto todos veem nossa aparência, Deus vê nosso coração. E por isso, sobre tudo o que se deve guardar é preciso guardar o coração (Pv 4.23). Que possamos seguir as palavras sábias de Salomão que disse: “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens” (Pv 3.1-4).


Uma fé operosa agrada a Deus. 

Comentários