Submissão e serviço

Leitura Bíblica: Marcos 8.34-38

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13.5).


Como vemos as outras pessoas? A Bíblia nos ensina que devemos viver em submissão - “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5.21).  Richard Foster disse que a prática da submissão é “a liberdade de render a terrível carga de sempre necessitar de fazer as coisas ao nosso próprio modo”. Viver em submissão é aprender a servir ao próximo de coração. “Você conhece o livramento que há em abrir mão de seus direitos? Significa que você está livre da ira fervente e da amargura que sente quando a atitude de alguém não é a que você esperava” (Foster). Só quem aprende a viver em submissão consegue seguir os ensinos bíblicos que dizem: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5.44); “A qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mt 5.39).

Nosso texto básico traz um ensino de Jesus. Ele diz que quem quer segui-lo deve negar a si mesmo. Diz também que salvar a vida é perdê-la; perdê-la por amor a Cristo é salvá-la. “Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva” (Mc 10.43).

Nossa vida de submissão deve ser abrangente e envolve: a) Submissão a Deus - Nossas primeiras palavras do dia devem ser de entrega de nossa vida à direção de Deus. “Como quiseres; o que quiseres; quando quiseres” (Thomas A Kempis). b) Submissão à Bíblia - Rendemo-nos para ouvir a Palavra e para obedecer à Palavra. c) Submissão à nossa família. Um texto base para a família deveria ser: “Não tenha cada um em vista o que é seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Fp 2.4). d) Submissão à sociedade. Tratar as pessoas com bondade, sejam nossos vizinhos ou pessoas carentes de nossa cidade. e) Submissão à comunidade cristã, servindo aos irmãos da igreja e à igreja em tarefas que podemos realizar.  

É claro que existem limites na submissão. Pedro certa vez declarou: “Antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5.29).


Não podemos fazer tudo, mas podemos fazer algo. 

Comentários