O sofrimento vem

Leitura Bíblica: 2Coríntios 6.4-10

Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor (Tg 5.10).


Falar sobre o sofrimento como uma possibilidade eminente não é uma coisa muito animadora. Acredito que preferimos ouvir e ler que o sofrimento, toda dor e todo mal estão amarrados e derrotados. Queremos nos sentir protegidos, invioláveis. Mas a realidade é que só estaremos livres do sofrimento quando estivermos no céu com Deus. Lá encontraremos descanso real. Sabermos que o sofrimento é uma realidade, nos deixa mais preparados para enfrentá-lo. É importante lembrar que o sofrimento é ocasionado principalmente por duas formas. Ele vem como perseguição, seja através de uma pessoa ou situação, e vem através de atitudes erradas que cometemos. Podemos dizer que ele, ou vem de causas naturais, ou por consequência de atitudes erradas. 

Devemos deixar claro que não existe nenhum mérito em sofrer por atitudes erradas que cometemos. O sofrimento pelo pecado deve e pode ser evitado. Quando evitamos o erro, evitamos também as suas consequências. Um exemplo simples disto é: Colocar a mão no fogo vai causar a dor de uma queimadura. Não sentirá essa dor quem não fizer isso. Pedro faz uma pergunta retórica dizendo: “Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência?” (1Pe 2.20a). A resposta é clara: Nenhuma glória. Geralmente, quem está sofrendo por algo errado que cometeu, sempre tem uma desculpa para dizer, não sofre calado. Mas, mesmo se depois de fazer algo errado, sofrermos sem reclamar, não há mérito algum nisso.

Quanto ao sofrimento natural da vida, se mesmo não tendo culpa, passamos pela dor e perseguição, e suportamos com humildade, a Bíblia diz que isso é grato. “Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus (1Pe 2.20b). 

Quanto mais vivermos intensamente o evangelho, mais iremos passar por perseguições. Agrada a Deus aquele que permanece fiel, mesmo nos momentos mais difíceis. 


Tenha paciência no sofrimento. 

Comentários