Melhores escolhas

Leitura Bíblica: Jeremias 17.7-11


O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR (Pv 16.1).


Mais importante do que ter um sonho é ter o sonho correto. Mais do que fazer alguma coisa é saber decidir o que é melhor fazer. Tadashi Kadamoto disse: “Uma das maiores causas dos impasses que as pessoas vivem surge simplesmente porque elas não sabem o que querem, de fato, para si mesmas. Sonhar é fácil; mas sonhar com o quê? Morar na praia ou morar na montanha? Montar um negócio próprio ou trabalhar como funcionário? Casar ou ficar solteiro? A vida oferece muitas opções. Você precisa se decidir. E lembre-se de que até mesmo a atitude de não decidir e deixar para depois é uma decisão”.

Geralmente nossa tendência é tomar decisões seguindo a vontade de nosso coração. O problema é que sabemos que nosso coração é enganoso. Como diz Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). Por isso, mais do que tomar decisões segundo o coração, devemos examinar o coração e por à prova os pensamentos. O problema é que esta dificuldade e dúvida, além de motivar decisões erradas, tem impedido muitos de fazer escolhas. Por isso, podemos dizer que o grande problema que enfrentamos é saber realmente o que devemos fazer. A partir do momento em que tomamos o caminho certo conseguiremos realizar grandes coisas. 

Peça a Deus orientação e sabedoria para lidar com os problemas. Como disse Reinhold Niebuhr na chamada Oração da Serenidade: “Senhor, conceda-me a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas. Vivendo um dia de cada vez, apreciando um momento de cada vez, recebendo as dificuldades como um caminho para a paz, confiando que o Senhor fará tudo dar certo se eu me entregar à Sua vontade; pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz na outra. Amém!”


Faça suas escolhas com sabedoria.

Comentários