Estenda a mão

Leitura Bíblica: Deuteronômio 24.10-15

É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus (2Co 1.4).

Conta-se que um homem estava atolado num pântano no norte da Pérsia. Somente sua cabeça ainda estava fora do lamaçal. Com toda a força dos pulmões, ele gritou por ajuda. Logo uma multidão de pessoas correu ao lugar do infortúnio. Uma delas resolveu tentar ajudar o pobre homem. “Dê-me sua mão”, gritou para ele, “eu vou tirá-lo do lamaçal”. Mas o homem que estava atolado na lama continuou gritando por ajuda e não fez nada que permitisse ao moço ajudá-lo. “Dê-me sua mão” - o moço pediu várias vezes. Mas a resposta era sempre o mesmo grito de desespero por ajuda. Então outra pessoa aproximou-se e disse: “O senhor não vê que ele nunca vai lhe dar a mão? O senhor é que tem de dar a mão a ele. Aí então poderá salvá-lo”.

Muitas pessoas precisam da nossa ajuda, mas estão com as mãos atadas. Não conseguem estender suas mãos e nem conseguem pedir. Muitas nem percebem como é grave a situação em que se encontram. Se não estendermos nossa mão, se não nos dispormos a ir até elas, provavelmente irão perecer. Pode ser que estejamos muito ocupados resolvendo os nossos próprios problemas ou distraídos em tantas atividade. Quem sabe pensamos na multidão de pessoas que podem ajudar e nos confortamos, acreditando que outras pessoas vão acudir o necessitado. Mas devemos deixar as desculpas de lado e precisamos nos dispor a ajudar.

Que tenhamos mais sensibilidade em relação a necessidade dos outros e maior disposição de fazer o bem. Que lembremos que somos abençoados com muitas coisas, muitas habilidades e devemos usar estes recursos para o bem dos outros e não somente para nós mesmos. Em Isaías 41.13, Deus fala conosco dizendo: “Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”. Da mesma forma que o Senhor nos toma pela mão e nos ajuda, que possamos nos dispor a estender a mão ao necessitado. 


Sejamos generosos com os necessitados.

Comentários