Disciplina da confissão

Leitura Bíblica: 1João 1.5-10


Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer (Os 11.4). 


Não gostamos de confessar. Preferimos nos desculpar, minimizando o nosso pecado. João diz que devemos buscar viver na luz de Deus e, para isso, devemos confessar nossos pecados e não nega-los. “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.8-9). Confessar os nossos pecados é uma necessidade constante. A disciplina da confissão é um hábito difícil, mas muito importante.

Deus nos capacitou para a confissão. Ele nos ama e nos atrai. Deus enviou seu filho Jesus para que pudéssemos ser perdoados. A graça de Deus em Jesus nos leva à confissão. Somos constrangidos pelo amor. Não precisamos nos esconder, devemos confessar, lembrando que Deus está disposto a perdoar. Richard Foster disse: “Chegamos com corações esperançosos, pois aquele a quem vamos aguarda-nos como o pai do pródigo que, vendo o filho quando ainda estava longe, compadecido, correu, abraçou-o e recebeu-o de volta (Lc 15.20)”. Grande é a alegria de Deus em nos perdoar. “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15.7).  

Abençoados são os efeitos da confissão. “A confissão de obras más é o primeiro começo de obras boas” (Agostinho de Hipona). A confissão e o perdão têm o poder de transformar e mudar as nossa vidas. Façamos um autoexame sincero e, no lugar de uma confissão geral, reconheçamos pecados específicos e áreas que necessitam de transformação. Devemos pedir que Deus abra os nossos olhos para enxergarmos a maldade e gravidade de nosso pecado de forma que, após confessarmos, estejamos determinados a evitá-lo. Aproximemo-nos de Deus com ousadia, no desejo de cumprir os seus mandamentos e procurando abandonar o que é mal. 


Confesse o pecado e desvie do mal.

Comentários