Diferentes

Leitura Bíblica: 1Coríntios 3.18-22

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus (1Co 1.18).

Cada dia ficamos mais diferentes, mais contrários aos pensamentos e pessoas do mundo. E quanto mais verdadeiros e fiéis formos, mais diferentes seremos. O mundo pensa que viver bem é realizar todos os seus sonhos e vontades, para nós, o viver é Cristo (Fp 1.21). Para viver bem devemos dia a dia matar nosso eu, negar a nós mesmos, seguir Jesus e carregar a nossa cruz (Mt 16.24-25). 

A Bíblia diz que mais feliz é o que dá e não quem recebe (At 20.35) e que quando estamos fracos é que estamos fortes (2Co 12.10). O servo (o último) é o primeiro (Mc 9.35). O que se humilha é exaltado (Lc 14.11). As tribulações nos fortalecem (Rm 5.3), a tristeza faz melhor nosso coração (Ec 7.3). Melhor é ir na casa onde há luto do que onde há uma festa (Ec 7.2). Podemos nos alegrar no sofrimento (1Ts 1.6). Aos nossos inimigos devemos amar, orar por eles (Mt 5.44) e alimentá-los (Rm 12.20). Também devemos amar a Cristo, mesmo nunca o tendo visto (1Pe 1.8). 

Que vida louca tem um cristão. Como é possível viver assim de forma tão diferente do mundo em que habitamos? A. W. Tozer, sobre este paradoxo em que vive o cristão, diz que a partir do momento que nos convertemos, compreendemos que somos cidadãos dos Céus e não da Terra. Passamos a viver como estrangeiros. Quase tudo aqui parece desconfortável. Viver no mundo se torna algo desagradável. Não é mais possível sentir-se em casa vivendo neste mundo. Tozer faz uma comparação interessante dizendo: “Assim como o bacurau, ave que no ar é a expressão da graça e da beleza, mas que em terra é desajeitada e feia, igualmente o cristão está em sua melhor forma nos lugares celestiais, mas não se ajusta bem aos caminhos da própria sociedade em que nasceu”.

O quanto somos diferentes? Será que não estamos perigosamente nos adaptando à vida neste mundo? Somos parecidos com cidadãos do Céu ou da Terra? Que possamos realmente ser diferentes, não tomando a forma deste mundo, mas buscando transformá-lo. 


Diferentes do mundo, parecidos com Cristo. 

Comentários