Vontades em conflito

Leitura Bíblica: Lucas 21.34-36

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? (Lc 6.46)


Conta-se que um homem havia dado suas filhas em casamen­to, uma a um lavrador, a outra a um oleiro. Depois de algum tempo, foi ver a primeira: Como vais - quis saber ele - e como vão teus negócios? Vai tudo bem - respondeu ela - só há uma coisa que peço a Deus: que chova para regar meus legumes. Pouco depois, foi à casa da segunda. Fez as mesmas perguntas. Estou feliz - disse ela - e meu único desejo é que o tempo continue bom e que o sol brilhe para secar a cerâmica. O pai então falou: Se tu queres o tempo bom e tua irmã, a chuva, com qual das duas eu fico? 

Esta história tinha como aplicação a seguinte frase: Querer ao mesmo tempo fazer uma coisa e o seu contrário é a melhor maneira de não conseguir fazer coisa nenhuma. Em nossa vida precisamos ter foco, direção. Nossos pedidos muitas vezes se contradizem. Não sabemos orar como convém. Queremos coisas opostas. Muitas vezes pedimos por algo, mas agimos de forma contrária ao que pedimos. Não devemos ser guiados pela nossa vontade que se altera constantemente. Precisamos moldá-la à vontade de Deus, lembrando que seu caminho e sua direção são perfeitos. 

Precisamos colocar diante de Deus os nossos pedidos com fé e paciência. Só Deus sabe o momento certo de nos dar todas as coisas. Só o Senhor sabe o que é melhor para nós. Depois de orar, precisamos também nos dispor a trabalhar e agir em busca da realização de nossos pedidos. Um lavrador que ora para Deus abençoar sua lavoura não espera dormindo, mas planta a semente, rega, cuida, limpa e aguarda o crescimento da plantação no tempo certo. 

Mesmo não vendo claramente a resposta de Deus em relação a alguns pedidos que fazemos, podemos estar certos de que ele continua no controle de todas as coisas. Diferente do pai de nossa ilustração que não sabia o que fazer com o pedido de suas filhas, Deus sabe muito bem como cuidar de cada um de nós. 


Deus continua sendo bom.  

Comentários