Resistindo ao fracasso

Leitura Bíblica: Salmo 119.30-33


Pois em ti, Senhor, espero; tu me atenderás, SENHOR, Deus meu (Sl 38.15).


Muitas coisas têm chance de dar errado. Quase tudo que fazemos, antes de dar certo, pode dar errado. Primeiro a tentativa e o erro, para depois vir o acerto. Mais do que não passar pelas derrotas, devemos aprender a lidar com elas. Um bom exemplo disto é a história do processo de invenção da lâmpada elétrica. Thomas Edison ten­tou e falhou mais de mil vezes. Conta-se que alguém perguntou a Edison se, desanimado por todos os seus fracassos, não pensou em desistir. E ele respondeu: “Aqueles foram passos do caminho. Em cada tentati­va, eu encontrava um modo de não criar a lâmpada elétrica. Eu estava sempre disposto a aprender, mesmo através dos meus erros”. 

Podemos passar pelo fracasso muitas vezes e isso não significa que somos um fracassado. “Quando um projeto não sai conforme o esperado, podemos dizer: Falhei na minha tentativa. Podemos até dizer: Eu poderia ter feito melhor do que fiz. Mas engolir uma derro­ta quer dizer: Falhei, portanto sou um fracasso ou como não fiz di­reito, não sou capaz de fazer” (Marks). 

Como disse Teci Engstrom: “A derrota não é amarga se você não a engolir”. A derrota não é amarga se não deixarmos nos abater por ela, se ela não nos faz desistir. “Todos os grandes líderes, todos os grandes atletas, todos os grandes exploradores, pensadores, inventores, empresários cometeram erros, experimentaram fracassos. Entretanto, eles se tornaram grandes porque não se culparam pelas sua falhas, ao contrário, usaram os seus erros como lições para melhorar o seu desempenho” (Marks). Não devemos confundir fracasso com derrota final. Não devemos desistir do que é bom. Armadilhas existem em todo tempo e lugar. Devemos nos desviar das barreiras e saltar os imprevistos. Quando tropeçarmos, precisamos nos levantar e seguir. Deus quer o nosso bem e sempre vai nos ajudar, nos mostrando o melhor caminho e lutando contra os nossos inimigos. 


Persista e conquiste. 

Comentários