Pecado, um detalhe?

Leitura Bíblica: Salmo 32.1-6

Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? (Rm 2.4)


Um assunto impopular é falar sobre o pecado. Não apenas quando se refere ao pecado dos outros, o que muitas vezes é até fácil. Refiro-me a falar do pecado em nossa vida. O pecado como prática pessoal. Às vezes acreditamos que podemos administrar alguns “pequenos pecados” com a desculpa de que ninguém é perfeito. Ou pensamos: Não devo me preocupar, Deus perdoa, não se importa. Li um texto de Spurgeon que, com palavras duras, nos exorta ao perigo de não darmos importância ao pecado e a algumas atitudes erradas que permitimos em nossa vida sem muita resistência. Ele disse: “Cristão, cuida-te para não fazeres pouco do pecado. Toma cuidado para não caíres aos poucos. O pecado, um detalhe? Não é um veneno? Quem conhece seus efeitos mortais? O pecado, um detalhe? As raposinhas não estragam as uvas? Pequenos golpes não abatem grandes carvalhos? Pequenos pingos d'água não desgastam pedras? O pecado, um detalhe? Foi o que feriu a cabeça do Redentor com espinhos e lhe dilacerou o coração! Foi o que o fez sofrer angústia, amargura e pesar. Se pudesses medir o menor dos pecados com a régua da eternidade, fugirias dele como de uma serpente, e abominarias a mais leve aparência do mal”. 

Todos os dias devemos orar. Todos os dias devemos confessar os nossos pecados a Deus. Todos os dias devemos realizar um autoexame e com sinceridade reconhecer o quanto somos excessivamente pecaminosos. Mas isso não deve nos levar à desistência e ao desespero e sim, à confissão e ao reconhecimento do amor de Deus e seu perdão. A lição que nos importa lembrar é que não devemos nos conformar com este século e não devemos desprezar os mandamentos de Deus. Nosso texto base nos lembra que Deus enviou Jesus para que não andássemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Na força do Espírito devemos rejeitar o pecado e buscar servir a Deus. 


Considera cada pecado. 

Comentários