Paganismo

Leitura Bíblica: Romanos 1.28-32


A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça (Rm 1.18).


O termo latino paganus significa campestre e referia-se aos moradores das “vilas romanas”, homens mais rudes, que em geral não possuíam os direitos de cidadania romana. Conta-se que os soldados romanos chamavam os civis de “pagãos”. A partir do Século IV, os cristãos começaram a usar o termo “pagão” para se referir aos “não cristãos” que seguiam as religiões politeístas dos gregos, romanos e outros. Portanto, o termo passou a ter uma conotação religiosa e se consolidou nesse uso. Quem não servia ao Deus vivo e verdadeiro e não cria em Cristo Jesus como seu filho era um “pagão”. 

O paganismo sempre esteve presente na história. Nos dias atuais não é diferente. Paulo resume muito bem como o pagão pensa e age: “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes” (Rm 1.28). Pagão é aquele que despreza o conhecimento de Deus, aquele que detém a verdade pela injustiça. “O mundo cada vez mais se declara livre da superstição religiosa, tornando-se mais científico e tecnológico. Alguns dos ídolos de nossa época são o lazer, o trabalho, a posição social, ideologias, etc. A raiz da idolatria é o desvio da confiança e do amor último em Deus para qualquer outra coisa e valor” (Revista EBD - Editora Cultura Cristã). Romanos 1.21 diz: “porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”. O pagão não glorifica e não adora a Deus. Coloca seu coração em seus desejos e vontades. Por falta de sabedoria, adoram a criatura no lugar do Criador. Precisamos tomar um caminho oposto ao do paganismo. Como igreja de Jesus, devemos adorar a Deus e demonstrar nossa fé nestes dias em que tantas pessoas têm se afastado dos valores cristãos. 


Deus deve ocupar o centro de nossa vida. 

Comentários