Matando a fome

Leitura Bíblica: 2 Reis 4.38-41

Estão chegando os dias, declara o Senhor, o Soberano, em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do Senhor (Am 8.11).

Eliseu estava ensinando um grupo de pessoas em Gilgal. O tempo foi passando e a fome chegou. Eliseu então deu a seu servo uma tarefa muito difícil, fazer comida para eles. Era tempo de escassez de alimento e o seu obediente servo saiu a procurar no campo alguns legumes. A pressa, junto com a falta de alimento na região, fez com que ele fosse descuidado, pegando uma fruta que podia matar por envenenamento. “Ao procurar por ingredientes para o ensopado em lugares mais distantes do campo por causa da fome, é possível que ele tenha colhido uma planta desconhecida, colocíntidas. Aproximadamente do tamanho de uma laranja, esse fruto tinha um sabor amargo” (Bíblia de Genebra). Sem saber, o servo fez a comida e, quando provaram, sentiram o gosto amargo e começaram a gritar para Eliseu: “Morte na panela”. Eliseu pediu um pouco de farinha, misturou na comida e o cozido já podia ser comido sem perigo.  

Tanto a falta de apetite como a fome em excesso podem gerar problemas graves. Quem não quer comer ou quem não tem apetite acaba morrendo de inanição. O que tem muita fome, muito desejo, pode, de forma precipitada, acabar comendo veneno. O servo de Eliseu foi descuidado quando saiu em busca de alimento. Como temos matado a nossa fome? Jesus disse que ele é o verdadeiro alimento. Temos nos alimentado de Cristo e sua Palavra ou temos buscado preencher o vazio de nossa alma com o primeiro alimento que encontramos pela frente? 

Uma das fábulas de Esopo conta que “uma pomba sedenta viu uma taça de água pintada num quadro. Tomando-a como verdadeira, arremessou-se contra o quadro, fazendo um grande ruído com as asas. O que aconteceu? Quebrou as asas e caiu ao chão onde foi pega por um transeunte”. Quando tentamos nos alimentar com algo que apenas parece ser verdadeiro alimento, quando, como esta ave, somos atraídos por uma imagem que parece, mas não é real, o máximo que vamos conseguir é quebrar a cara. 


Precisamos nos alimentar da verdade.

Comentários