Grande misericórdia

Leitura Bíblica: Lamentações 3.22-23 

Não retenhas de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me sempre a tua graça e a tua verdade (Sl 40.11).


Quando lemos a Bíblia, logo nos sentimos abraçados pelo amor de Deus manifesto em suas ternas misericórdias. Sabemos que dia a dia Deus nos sustenta e nos guarda. Paul David Tripp disse: “Uma das realidades mais impressionantes da vida cristã é que num mundo onde tudo se encontra em decadência, as misericórdias de Deus nunca envelhecem. Nunca se esgotam. Nunca são inoportunas. Nunca murcham. Nunca enfraquecem. Não cansam jamais. Sempre suprem nossas necessidades. As misericórdias de Deus nunca nos desapontam. Nunca jamais falham, porque realmente se renovam a cada manhã”. É maravilhoso poder lembrar que ao acordar não estamos sozinhos. Que ao despertar em um novo dia cheio de desafios e lutas, temos em nossa companhia as misericórdias de Deus. Temos perdão, temos direção, temos restauração, esperança e alegria para continuar e, se for preciso, recomeçar. 

É preciso lembrar que as misericórdias de Deus não são um passaporte para vivermos de qualquer maneira. “As misericórdias de Deus são um conforto último, mas também um chamado para uma forma de viver completamente nova” (P. D. Tripp). Lembremos-nos sempre disso. Ao acordar, no lugar do medo e das preocupações, que o nosso coração seja tomado pela confiança produzida pelas promessas de Deus. E que, fortalecidos, possamos durante o dia nos inclinar à vontade de Deus, sermos atraídos em realizá-la. “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi” (Is 55.3).

Como Paulo ensina em Romanos 12.1-2: que, por causa das misericórdias de Deus, nosso viver seja para agradar a Deus. No lugar de viver influenciados pelas maldades do mundo, que possamos buscar transformação, nova vida através de novos pensamentos. Que as misericórdias de Deus nos levem a uma vida de dedicação e verdadeira adoração a Deus. 


As misericórdias de Deus são instrumentos de sua graça. 

Comentários