Crescimento espiritual

Leitura Bíblica: 1Pedro 2.1-4

A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã (Sl 130.6).


A principal evidência da salvação é uma vida nova condizente como o novo estado em que vivemos. Antes, sem Cristo, tínhamos uma vida distante de Deus, agora, com Cristo, buscamos andar na luz e praticar a verdade. Pedro fala sobre como o crescimento espiritual ocorre na vida do cristão. Ele diz que devemos despojar, deixar de lado os antigos hábitos e desejar o alimento espiritual, tendo Cristo como alicerce. Como exemplo do que devemos abandonar, Pedro cita a maldade, o dolo, a hipocrisia, a inveja e a maledicência. Em primeiro lugar, a maldade (o desejo de causar dor, mal ou sofrimento ao nosso próximo) e o dolo (espírito traiçoeiro que não hesita em usar meios questionáveis para sobressair-se ou obter vantagens). Não deve fazer parte da nossa nova vida usar o engano, a falsidade, o disfarce para fazer o mal de forma oculta. Em segundo lugar, hipocrisias e invejas. O hipócrita é um ator, suas palavras não exprimem seus verdadeiros sentimentos, ele finge ser aquilo que não é, usa máscara e oculta sua verdadeira identidade. O hipócrita espiritual tem aparência de piedade, ora bonito, mas no interior alimenta a maldade. A inveja é um sentimento mesquinho de querer ocupar o lugar do outro. Quer ter o que o outro tem ou quer pelo menos que o outro também não tenha. A inveja nasce da ingratidão, da insatisfação e da falta de contentamento. Em terceiro lugar, maledicências. Falar mal é quase sempre fruto da inveja instalada no coração e normalmente acontece quando a ví­tima não está presente para se defender.

Depois de falar sobre o que devemos abandonar, Pedro fala do que devemos desejar. Ele diz que assim como um bebê anseia pelo leite materno, o cristão deve desejar ardentemente o genuíno leite espiritual. O bebê quer mamar, entra em desespero se não se alimentar. Alimenta-se com regularidade. Nós devemos nos alimentar da Palavra genuína, da qual Cristo é a pedra angular, que sustenta nossa fé. 


O crescimento vem da alimentação correta. 

Comentários