Boas ações

Leitura Bíblica: Mateus 5.5-10

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lc 12.20).


Conta-se a história de um mosteiro que não tinha portões. Um convidado ficou curioso com o fato e perguntou ao líder local: Como vocês mantêm longe os ladrões? O líder disse: Não há nada para roubar num mosteiro. Tudo o que verdadeiramente tiver valor é dado. Mas e os desordeiros? E as pessoas incômodas? Como as mantêm afastadas? - perguntou o convidado. Nós os ignoramos - respondeu o líder. E isso funciona? - indagou o forasteiro. Nesta hora o líder tapou os ouvidos, fechou os olhos e recusou-lhe a responder. Por fim, desgostoso, o convidado foi saindo. Neste momento o líder, chamando-o de volta, disse: Funciona.

Iríamos evitar muitas preocupações se em nossa vida não déssemos tanto valor para as coisas materiais. E também, se no lugar de discutir com as pessoas incômodas, aprendêssemos a ignorá-las. Seria muito melhor se, mesmo possuindo bens, não colocássemos nosso coração nos tesouros dessa terra. E se quando alguém falasse, postasse ou fizesse algo que nos irritasse, no lugar da fúria, controlássemos a ira exercendo o domínio próprio. Viver assim é a melhor forma de testemunharmos nossa fé. Uma fé que produz fruto verdadeiro, realmente provada e aprovada. Como disse Crisóstomo: “Todos prestam atenção no que fazemos e não no que dizemos”. O que dizemos deve ser comprovado pelas nossas atitudes. Se confessamos que somos cristãos devemos tomar cuidado com as nossas atitudes. Devemos ser semelhantes a Cristo. 

As coisas materiais e as riquezas podem ser perigosas. Não é por isso que devemos doar todas as nossas posses, mas devemos sim viver como se não as possuíssemos. “Deus repreende os tolos ricos que só pensam em suas riquezas terrenas e se gabam da abundância de suas colheitas trasbordantes. E aos que buscam o reino de Deus e sua justiça ele promete que todas as coisas serão acrescentadas” (Cipriano). Quanto às pessoas, devemos sempre ser pacientes com elas, amar como Deus nos amou, perdoar como ele nos perdoou. 

   

Fazer o bem é melhor. 

Comentários