Boa semente em boa terra

Leitura Bíblica: Mateus 13.1-9


Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2Pe 3.18).


Existe uma variedade de sementes de abóboras que produzem frutas gigantes. As abóboras que crescem destas sementes têm tamanhos recordes em todo o mundo. O Belga Mathias Willemijns é quem detém o recorde da abóbora mais pesada do mundo no Guinness World, ela pesa 1190 quilos (recorde de 2019). Em 2011, uma abóbora, cultivada na província de Quebec, de 825 quilos era a recordista mundial. Quando os repórteres perguntaram como aquela abóbora poderia chegar àquele tamanho, o agricultor respondeu que tinha a ver com o solo. As sementes eram de uma variedade especial de grande porte, mas o solo tinha de ser adequado ou a abóbora não cresceria adequadamente.

O missionário Hamilton Bossan comenta este fato dizendo: “O Senhor Jesus usou uma ilustração na qual comparou diferentes tipos de solo à resposta de diferentes pessoas à Palavra de Deus (Mateus 13). Algumas sementes foram comidas pelos pássaros, outras começaram a crescer, mas foram sufocados pelas ervas daninhas, e algumas cresceram instantaneamente, mas não tinha terra suficiente para promover seu crescimento. Mas as sementes que caíram em terra boa ‘deram fruto a cem, a sessenta e a trinta por um’ (v.8). Cada um de nós tem de perguntar: Que tipo de solo eu sou? O Senhor quer plantar a Sua Palavra em nossos corações para que possamos crescer em Seu conhecimento”. 

A Palavra de Deus é uma boa semente. Quem a ouve e compreende o que ela ensina, produz grandes frutos. Infelizmente, muitos dão espaço para o mal e, como diz a parábola do semeador, o maligno vem e tira a semente do coração destes. Outros ouvem a mensagem e a recebem com alegria, mas isso dura pouco tempo. Há também aqueles que, devido às preocupações deste mundo, a busca por riquezas, sufocam a Palavra que não produz frutos. Que cada um de nós, diante deste imenso privilégio de receber a boa semente, possamos acolhê-la com alegria. 


Boa semente em boa terra, frutos gigantes. 

Comentários