Apenas ouça

Leitura Bíblica: Deuteronômio 32.1-4

Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade (Pv 1.5).


É muito bom conversar. Em uma conversa entre duas pessoas é natural e importante os dois terem oportunidade de falar. Mas existem alguns momentos em que encontramos uma pessoa que precisa apenas de alguém para ouvi-la. Temos que ter a sensibilidade de ajudar. Ficar calado e ouvir pode até parecer fácil, mas não é. Basta ouvir as primeiras palavras de alguém, que em nosso pensamento começamos a ter ideias, sejam discordantes ou que acrescentam algo ao que está sendo dito. Mas existem momentos que devemos realmente apenas ouvir. 

Li um texto no livro Memórias para Aquecer o Coração que dizia: “Quando peço para você me ouvir e você começa a me dar conselhos, não está fazendo o que eu pedi. Quando peço para você me ouvir e você começa a me dizer por que eu não deveria me sentir assim, está ferindo meus sentimentos. Quando peço para você me ouvir e você acha que precisa fazer alguma coisa para resolver o meu problema, você não me ajudou, por mais estranho que pareça. Não fale nem faça - apenas ouça”. Quando alguém te pedir ou você entender que esta pessoa quer desabafar, contar sua história, seus problemas e sofrimento, apenas ouça. Esta pessoa provavelmente não precisa de conselhos. Talvez nada que você faça poderá ajudar a não ser ouvi-la. Um dia chegará o momento de falar. Mas tenha sensibilidade de saber ouvir. 

Dentro deste assunto, fiquei pensando a respeito de nossa comunicação com Deus. Nós falamos muito com Deus, seja em nossos pensamentos ou orações audíveis. Será que temos ficado tempo suficiente em silêncio? Claro que não é Deus que precisa de nós, mas nós que precisamos dele. Precisamos ouvir o que ele tem a nos dizer. Talvez, em nossa vida agitada, não temos encontrado tempo para parar e, em silêncio, ouvir a Deus. É ao ouvi-lo que saberemos o que devemos fazer. É ao ouvi-lo que seremos consolados de nossa dor. 


Quem tem ouvidos, ouça.

Comentários