A realidade dos pensamentos

Leitura Bíblica: 2Coríntios 10.3-6

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu! (Sl 19.14)


Conta uma fábula que certa vez, um viajante, acidentalmente, sentou-se embaixo de uma árvore dos desejos. Sem saber de seu poder e, tomado pelo cansaço, ele pegou no sono. Quando despertou, estava com muita fome: Estou com tanta fome que desejaria conseguir alguma comida em algum lugar. Logo apareceu uma deliciosa comida, flutuando no ar. Então, outro pensamento seguiu em sua mente: Se ao menos conseguisse algo para beber… Imediatamente apareceram sucos e néctares. Bebendo e relaxando na brisa fresca, sob a sombra da árvore, começou a pensar: Existem espíritos ao meu redor que estão fazendo truques comigo? Então espíritos ferozes e horríveis apareceram. O homem começou a tremer e um pensamento seguiu em sua mente: Agora serei assassinado. Foi o que aconteceu. 

Pensamentos podem se tornar realidade? Respondendo a esta pergunta posso dizer que nem todos os pensamentos se tornam realidade, mas tudo que é realidade foi, antes de executado, pensado. Os pensamentos são muito importantes. Não devemos somente nos preocupar com nossas atitudes, devemos vigiar e cuidar de nossos pensamentos. 

A fábula que lemos, embora fantasiosa, traz uma verdade embutida. Se nos deixarmos levar pelos bons pensamentos, boas coisas irão acontecer. Se, tomados pelo medo, começarmos a pensar no que é mau, enfrentaremos problemas reais. Não estou falando sobre a ideia de pensamento positivo, mas de pensamentos saudáveis e verdadeiros relacionados à Palavra de Deus. Devemos meditar naquilo que é bom e pensar no que vai realmente edificar a nossa vida e naquilo que agrada a Deus. Nossas atitudes devem estar em consonância com o nosso coração. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8).


Pensamentos são matéria-prima da realidade.

Comentários