Vencendo o medo

Leitura Bíblica: 1João 4.13-18


O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? (Sl 27.1)


Qual seu maior medo? De ficar doente, de morrer, de ficar sozinho, de ser perseguido ou desprezado? Todos nós passamos por situações de medo e insegurança. A sociedade, de forma geral, anda atormentada por seus medos. Segurança é um desejo, uma necessidade básica. 

Como vencer o medo? João diz que no amor não existe medo, pois o perfeito amor lança fora o medo (1Jo 4.18). A única forma de vencer o medo é pela fé. Pela fé, conhecemos a Cristo, reconhecemos que ele nos deu o seu Espírito, confessamos que Jesus é o filho de Deus e nosso Salvador. João disse: “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós” (1Jo 4.15-16). Este amor de Deus por nós elimina dia a dia os nossos medos. O amor de Deus por nós é demonstrado pelo seu cuidado contínuo e constante. Encontramos na Bíblia vários exemplos deste cuidado, exemplos de como Deus nos livra do perigo, da morte e de nossos medos. No Salmo 91 podemos ler uma destas grandes promessas: “Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos” (Sl 91.10-11).

Precisamos ler a Bíblia e procurar viver em comunhão com Deus. Aqueles que vivem em comunhão com o Senhor possuem a verdadeira segurança e proteção. “O amor de Cristo por um verdadeiro cristão é tão grande que Ele é zeloso por seu bem-estar, e nada jamais o pro­vocará mais do que ver alguém prejudicar um filho seu” (Jonathan Edwards). “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar” (Mt 18.6). 

Que nossa fé seja fortalecida mais e mais e que no lugar do medo possamos enxergar o cuidado dos anjos de Deus. 


A segurança do amor de Deus tira todo medo.  

Comentários