Sabedoria e bondade

Leitura Bíblica: Provérbios 3.31-35


Melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça (Pv 16.8).


Diante dos perigos que enfrentamos dia a dia, devemos ser espertos, mas sem a maldade e malícia dos aproveitadores. Jesus disse aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16). Eles deveriam tomar cuidado para não serem tolos ou inocentes. Deveriam ser espertos como as cobras, mas tendo a bondade das pombas. 

Basílio, comentando sobre este assunto, fala do caranguejo engenhoso: “Observe os truques e a astúcia de animais fracos e não se incline a imitar os perversos”. Ele conta que o caranguejo ama a carne da ostra, que é protegida por sua concha. A concha é um refúgio sólido que a natureza proporcionou para a sua carne macia e delicada. Portanto, é uma presa difícil de conquistar... Graças às duas conchas que a envolvem, adaptando-se perfeitamente uma à outra, as garras do caranguejo se tornam muito impotentes. Então, o que o caranguejo faz? Quando vê o molus­co protegido do vento, aquecendo-se com prazer e abrindo par­cialmente suas conchas para o sol, ele joga secretamente uma pedrinha dentro dela. Isso evita que a casca se feche e o caran­guejo capture por astúcia o que não conseguiria por força. Basílio faz a seguinte aplicação a esta história: “Tal é a maldade desses animais, embora sejam privados de razão e fala. Você, porém, deve igualar-se ao caranguejo em astúcia e produ­tividade, ao mesmo tempo em que evita ferir o seu próximo”. 

Devemos ser inteligentes, ter atitudes sábias conseguindo soluções para os difíceis problemas. Mas, devemos tomar cuidado com a tentação do caminho mais fácil, que é conquistar coisas trapaceando outros, tirando  vantagem dos outros. Mesmo que seja mais difícil, é melhor as vezes perder algumas coisas em consideração ao próximo, do que obter vantagem  através da maldade. 


Bom é associar a sabedoria à bondade. 

Comentários