Não temas!

Não temas!

Leitura Bíblica: Isaías 41.8-14

Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? (Hb 13.6)


Todos nós somos assombrados pelo medo. O que muda é o objeto do medo, a intensidade e o período que ele ocorre. É interessante que na Bíblia encontramos diversas vezes as palavras “Não temas”. Isso demonstra como Deus nos conhece e sabe de nossa fragilidade. Ouvir estas palavras deve trazer paz ao nosso coração. Deus sabe o que fala e se ele diz que não devemos temer, podemos confiar. Nos momentos mais difíceis, no lugar de ouvirmos os nossos medos, devemos ouvir a Deus e deixar estas duas palavras acalentarem nossa mente e coração. 

Para Abraão que não tinha filhos, Deus disse: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (Gn 15.1). Para Isaque, Deus disse palavras semelhantes: “Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo” (Gn 26.24). Para Jacó foi dito: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação” (Gn 46.3). Moisés disse ao povo e a Josué: “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará” (Dt 31.6). Deus disse ao povo: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41.10). Jesus disse aos seus discípulos: “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino” (Lc 12.32).

É fato que ainda hoje podemos ouvir Deus nos dizendo: “Não temas”. Encontramos paz em saber que ele promete cuidar de nós. Nossa resposta a este carinhoso chamado do Senhor deve ser: “Eu não temerei”, “Eu descansarei”. O mais importante é termos a certeza do amor de Deus por nós. Em suas promessas de perdão e salvação podemos descansar.


No Senhor, encontramos paz, descanso e abrigo. 

Comentários