Imitadores de Cristo

Leitura Bíblica: 1Pedro 2.19-21

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados (Ef 5.1).


Nem sempre é fácil encontrar bons modelos. Mas, ao mesmo tempo, devemos lembrar que temos à nossa disposição um grande modelo que é Cristo. Ninguém melhor para nos dar direção na vida. Cristo é o modelo no qual devemos nos moldar. Temos em sua vida o exemplo a ser seguido. Nós devemos ser seus discípulos e seguidores. João disse: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1Jo 2.6). A palavra cristão significa pequeno Cristo, seguidor de Cristo. 

João disse que devemos andar como ele andou. Vejamos alguns exemplos: 1- Seu amor. Jesus disse: “O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15.12). É através do amar como ele amou, que as pessoas nos conhecerão como discípulos de Jesus (Jo 13.35). 2- Seu perdão. O apóstolo Paulo escreveu: “sede bondosos e tende compaixão uns para com os outros, perdoando uns aos outros, assim como Deus vos perdoou em Cristo” (Ef 4.32). 3- Sofrendo injustamente. “Porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1Pe 2.19-21). 4- Sua generosidade. Paulo disse: “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, tornou-se pobre por vossa causa, para que fôsseis enriquecidos por sua pobreza” (2Co 8.9). 5- Sua humildade. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, existindo em forma de Deus, não considerou o fato de ser igual a Deus algo a que devesse se apegar, mas, pelo contrário, esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens. Assim, na forma de homem, humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.5-8).


O caminho certo é seguir os passos de Jesus.

Comentários