Fracasso, bênção ou maldição?

Leitura Bíblica: Salmo 37.22-25


Seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos, para que eu não seja envergonhado (Sl 119.80).


Um dos medos que nos assolam é o de fracassar. Fracassar como aluno diante das provas, como profissional em uma empresa, como pai (mãe), esposo (esposa) na família. Mas de uma forma ou de outra, em algum momento, todos nós iremos passar pela experiência de fracassar. Ninguém é perfeito, ninguém acerta sempre ou vence todas batalhas. Fato é que pior do que o fracasso é a forma que lidamos com ele. Os problemas da vida podem nos derrubar ou nos fortalecer. O fracasso pode nos levar a depressão ou nos tornar mais fortes. É levantando peso que os braços se tornam mais musculosos. “Uma pessoa só encontra limites colocando força” (Herbert Simon). 

Sobre este assunto, Nélio DaSilva escreveu um texto, com o título A Bênção do Fracasso, que diz: “O problema com nossa falta de habilidade de lidar com o fracasso é que isso faz com que o verdadeiro sucesso se torne muito mais difícil de alcançar. O fracasso tem um potencial incrível de nos ensinar aquilo que o sucesso jamais irá conseguir. É o fracasso que nos molda como indivíduos. É o fracasso que nos torna resilientes e disciplinados. Embora o sucesso signifique coisas diferentes para pessoas diferentes, algumas das pessoas mais bem-sucedidas são as que falharam repetidamente e, ainda assim, se levantaram da queda e se tornaram extremamente bem sucedidas naquilo que buscaram alcançar”. 

A tristeza do rosto faz melhor o coração (Ec 7.3), o sofrimento nos torna mais fortes. Na maioria das vezes, o fracasso produz em nosso coração e mente um efeito melhor do que o do sucesso. O sucesso pode levar ao orgulho, o fracasso nos lembra que somos pequenos. Não devemos temer o mal. É certo que quando passarmos pelo fracasso, Deus nos sustentará. “Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se” (Pv 24.16 - NVI). “Se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão” (Sl 37.24).


O livramento vem do Senhor.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.