Firmes e vigilantes

Leitura Bíblica: 1Tessalonicenses 5.4-11

Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo (1Ts 5.11).


Em nossa caminhada, devemos tomar cuidado para não andar em más companhias. E também ter cuidado com o isolamento. Ficar muito sozinho ou viver em solidão é um perigo. Você pode ser um péssimo conselheiro de si mesmo. Em nossa caminhada, devemos nos cercar de bons amigos e de boas conversas. Spurgeon disse: “Há várias maneiras de promover a vigilância cristã. No meio do descanso, deixe-me advertir com firmeza, os cristãos devem conversar a respeito dos caminhos do Senhor. Cristão e Esperança conversam enquanto viajam rumo à Cidade Celestial: ‘Para evitar a sonolência neste lugar, entremos num bom discurso’. Os cristãos que se isolam e andam sozinhos estão muito sujeitos a ficar sonolentos. Tenha companheiros cristãos, e isso vai mantê-lo acordado, renovado e encorajado a progredir mais depressa no caminho para o Céu”.

Em nossa caminhada rumo a dias melhores, devemos nos manter firmes, no caminho e acordados. A melhor forma de fazer isso, como disse Spurgeon, é conversando a respeito dos caminhos do Senhor. É manter nossos pensamentos nas promessas de Deus e nossa consciência ativa na verdade dele. 

Acima de tudo, o grande segredo de permanecer firme é mantendo-se vigilante. “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora” (Mt 25.13). “O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!” (Mc 13.37). “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc 21.36).

Paulo lembra aos Tessalonicenses de sua identidade. Ele diz: “nós não somos da noite, nem das trevas” (1Ts 5.5b). Por isso, eles não deveriam deixar de vigiar e dormir como os demais. Deveriam ser sóbrios e vigiar. 

Não somos das trevas, mas do dia. Não estamos perdidos, fomos salvos por Jesus. Cristo morreu por nós para que vivamos unidos a ele, para que pudéssemos ajudar um ao outro a nos manter acordados. 


Não durmamos como os demais.

Comentários