Disciplina da oração

Leitura Bíblica: Tiago 5.16-18

Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós (1Co 3.9).


Enfrentamos grandes lutas. Para isso, Deus nos deu uma grande arma, a oração. É no poder da oração que vamos vencer, que vamos encontrar forças para continuar e ver muitas coisas se resolver. Em Efésios 6.11, Paulo diz que devemos nos revestir de toda a armadura de Deus para podermos ficar firmes contra as ciladas do diabo. Em Efésios 6.18, ele conclui seu pensamento dizendo que devemos fazer isso “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito”. Todos nós podemos e devemos orar. A oração é um grande instrumento. A oração poderosa é para todos. Pois ela não depende de nossa força. É poderosa porque sua força vem do poder de Deus. Veja o que Tiago disse em relação a Elias: ele “era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, e ele orou para que não houvesse chuva: e não houve chuva. E ele orou novamente, e o céu deu a chuva” (Tg 5.17-18a). Quando estamos em comunhão com Deus e oramos segundo a sua vontade, não existe limites para este poder. “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). Precisamos orar segundo os pensamentos de Deus, buscando “desejar as coisas que ele deseja, amar as coisas que ele ama, querer as coisas que ele quer” (Richard Foster).

“De todas as disciplinas espirituais, a oração é a principal, por que nos conduz a uma comunhão perene com o Pai” (Foster). “A oração secreta, fervorosa, confiante, está na raiz de toda santidade pessoal” (William Carey). Podemos aprender a orar lendo as orações bíblicas. Podemos aprender a orar lendo livros sobre oração. Orar é um exercício que exige treinamento, esforço e, principalmente, persistência. Devemos começar a oração aquietando nosso coração. “Um homem orava e, no início, pensou que a oração equivalia a falar. Contudo, à medida que foi ficando cada vez mais quieto, percebeu que a oração é ouvir” (Soren Kierkegaard).


Orar é mudar.

Comentários