Cautela nos julgamentos

Leitura Bíblica: Tiago 2.8-13

O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala (Pv 11.10).


Por que é mais fácil enxergar os defeitos dos outros do que os nossos próprios? É interessante como, quando fazemos as mesmas coisas que criticamos nos outros, logo encontramos uma desculpa para nos justificar. Ou seja, quando o outro faz é um erro, quando nós fazemos, não. Alguns exemplos disto que estou falando, encontrei em um texto que dizia: “Quando o outro não faz, é preguiçoso. Quando você não faz… Está ocupado. Quando o outro fala, é fofoqueiro. Quando você fala… É uma crítica construtiva. Quando o outro se esforça para ser agradável, tem segundas intenções. Quando você age assim… É gentil. Quando o outro progride, foi facilitado pelas oportunidades. Quando você progride… Foi fruto de muito trabalho. Quando o outro está na internet, é um desocupado. Quando você está na internet… Está fazendo uma pesquisa importante”. Poderíamos fazer uma longa lista aqui. É certo que facilmente julgamos e cobramos demais dos outros. Somos desconfiados e até desprezamos o que não foi feito por nós. 

A Bíblia diz que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. É preciso ser realista e fazer uma análise verdadeira das situações. Não aumentar nem diminuir uma ação, seja feita por você ou por outra pessoa. Se for necessário alguém ter vantagem, que seja o outro e não nós mesmos. “Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação” (Rm 15.2). É uma característica do amor, pensar o bem e julgar positivamente os atos de alguém.

É preciso ter muita cautela para julgar alguém. Por mais que possamos acertar, julgar pela aparência é uma forma preconceituosa de agir, uma atitude de quem realmente está preocupado mais em desqualificar alguém do que em conhecê-lo. João 7.24 diz: “Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”. Temos de lembrar que a Bíblia não proíbe o julgamento honesto, ela nos adverte do perigo da armadilha das aparências.


Trate as pessoas com amor. 

Comentários