Amo a tua lei

Leitura Bíblica: Salmo 1


Foi do agrado do SENHOR, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa (Is 42.21).


Promovido a chefe de sua raça, um lobo insti­tuiu que, dali em diante, cada um devia colocar num determinado lugar o produto de sua caça, que iria ser dividido igualmente por todos. Assim, a escassez de alimento não iria provocar mais nenhuma desavença entre eles. Nisso, um asno se aproximou e, balançando a crina, disse: Bela ideia, sobretudo porque vem de um lobo. Mas por que deixaste no teu covil a presa que caçaste ontem? Vamos, o que estás esperando para dividi-la com os outros? E o lobo, sem saber o que dizer, aboliu a lei. Assim acontece com alguns: suas leis parecem justas, mas eles próprios não a respeitam. 

É fácil dizer para os outros aplicarem a lei. É fácil apontar o erro das outras pessoas. Mas não é tão fácil andar na lei e fazer o que é correto. Alguns, por saberem que não conseguem agir corretamente, também não cobram os outros. Fazem como o lobo que, depois de questionado, resolveu abolir a lei. Mas sabemos que esta não é a melhor maneira de lidar com o problema. O correto é saber a importância da lei, principalmente quando se trata dos mandamentos de Deus, e lembrar que eles existem para o nosso bem. A lei de Deus é perfeita e, como diz o salmista, restaura a alma, dá sabedoria e alegra o coração de quem as pratica (Sl 19.7-8). Tiago diz: “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tg 12.5).

Desprezar a lei ou fingir que se importa com ela, apenas cobrando os outros, só irá gerar problemas para nós. Deixar o caminho da verdade e do temor a Deus é andar no caminho da perdição. “O ensino do sábio é fonte de vida, para que se evitem os laços da morte” (Pv 13.14). Busquemos ter um coração sábio, andando e vivendo conforme o nosso chamado e a nossa vocação em Cristo Jesus.


Guia-me, Senhor, pelos caminhos de vida!

Comentários

  1. Excelente meditação de hoje!
    Ps: A referência está Tg 12.5, entretanto o correto é Tg 1.25.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante.