A realidade das provações

Leitura Bíblica: 1Pedro 1.6-9


Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias (Sl 25.17).


Pedro escreve sua carta a irmãos que estavam enfrentando perseguições. Suas palavras são de encorajamento. Ele afirma que deveriam adorar a Deus e alegrar-se por possuírem a viva esperança - a alegria da salvação e um futuro glorioso. Sua ênfase é que os sofrimentos não conseguem ser mais fortes que a alegria da glória futura. Assim como a dor do parto é abafada pela esperança do nascimento de um filho, as dificuldades são superadas pela alegria que a fé nos proporcionam.  

As provações nos educam - Pedro diz: “Se necessário”. Isso nos leva a entender que existem ocasiões que precisamos ser educados e disciplinados através das provações. 

As provações podem ser intensas - Pedro fala em “várias provações”: diversas e dolorosas. Passamos por dor profunda, sentimento de perda - “sejais contristados”. 

Mas, em contraste, Pedro afirma que as provações passam. Elas são por “breve tempo”. Duram menos tempo do que imaginamos. Não são maiores do que podemos suportar. O exemplo que Pedro dá é de um ourives. O ourives coloca o metal no forno o tempo necessário para remover as impurezas. O fogo é um teste que não afeta o ouro. Nós passamos pelo fogo das tribulações e, mesmo apurados pelo fogo, podemos louvar a Deus. As provações enfrentadas hoje são um preparo para a glória futura. Mesmo diante do sofrimento, devemos amar, crer e nos alegrar em Jesus. Amá-lo, mesmo não o tendo visto. É o Espirito Santo que coloca em nosso coração o desejo de amar a Deus (Rm 5.5). Crer - entregar, confiar em Deus - mesmo quando as aparências são contrárias. Alegrar - olhando para Cristo e não para as circunstâncias. 

Diante das tribulações, devemos lembrar que já podemos desfrutar da alegria da salvação. Um dia iremos morar com Deus, mas desde já temos a paz que o Espírito Santo dá. Se em nosso viver nossa atitude for de glorificar a Deus e não murmurar, nos manteremos de pé. 


Apesar das tribulações, nos mantemos firmes. 

Comentários