A prática da caridade

Leitura Bíblica: Salmo 112

Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes (Mt 25.40).

Ajudar ao necessitado é uma obrigação que temos. É uma obediência aos mandamentos de Deus. O Salmo 112 diz que “feliz é aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos” (v.1). Fala também que sua vida será abençoada e, com o sustento que tem, ajuda a outras pessoas. Como forma de reconhecimento e gratidão por suas posses, pratica a caridade. Ele se compadece do necessitado e o ajuda (v.5). “Ele dá generosamente aos pobres, e a sua bondade dura para sempre. Ele é poderoso e respeitado” (Sl 112.9 - NTLH).

Distribuir, ajudar, dar esmola não são atitudes muito fáceis de serem praticadas. Nem sempre sentimos o desejo de ajudar os outros. É certo que, mais do que fazer porque estamos com vontade, devemos fazer por obrigação. Não que isso signifique fazer de má vontade, sem coração. Mas fazer porque é nosso compromisso. Em nossa vida temos várias coisas que nem sempre estamos dispostos a fazer, mas sabemos que são necessárias, seja um exercício físico, moderar na alimentação e até pagar alguns impostos. Devemos lembrar que as boas obras primeiro são feitas para agradar a Deus. Deus se alegra como nossa atitude e nos recompensa. “Ser bondoso com os pobres é emprestar ao SENHOR, e ele nos devolve o bem que fazemos” (Pv 19.17 - NTLH). Como dizem: dar aos pobres é emprestar a Deus. 

Devemos ter cuidado para não ofertarmos como um fariseu, que dá apenas para aparecer ou até mesmo com intenção de receber algo em troca.  Como disse Jesus, ao dar esmola não toque trombeta, não poste no Instagram, não faça para mostrar para os outros o quanto você é bondoso. “Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6.3-4).

Nosso alvo e objetivo devem ser a glória de Deus e o suprimento da necessidade de quem ajudamos. 


Que privilégio temos de poder doar. 

Comentários