Visão importante

Leitura Bíblica: Mateus 6.22-24

Os olhos dos que veem não se ofuscarão, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos (Is 32.3).


Uma corça, que enxergava de um olho só, foi pastar à beira-mar. Com seu olho são, voltado para a terra, observava a vinda dos caçadores; quanto a seu olho cego, estava voltado para o mar, de onde nada podia vir. Mas uns marinheiros que cruzavam aquela região a viram e a abateram. Pobre de mim - disse a corça morrendo - eu vigiava a terra, que acreditava cheia de perigos, e foi o mar, onde fui buscar abrigo, que me foi fatal. Onde você vê perigo, pode encontrar benefícios, e onde pensa ver salvação, esconde-se a perdição. 

Uma visão correta é fundamental. Esta ideia pode ser aplicada em diversas áreas. Sem uma boa visão, sem um posicionamento correto, podemos ser pegos em uma armadilha. “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” (Mt 6.22).

Lendo esta fábula, podemos compará-la com a vida de muitas pessoas que estão cegas de um dos olhos. Há dois tipos de perigos aos quais os homens estão sujeitos: os temporários e os eter­nos. Mas muitos, como a corça, só enxergam os perigos que vem da terra, os perigos temporários. Só estão atentos aos problemas da vida, como saúde física e emocional, finanças e outros. Mas se mantêm cegos ao perigo que vem do céu, o perigo eterno, a ira de Deus. Pensam que de lá, nada pode lhes fazer mal. Embora isso possa parecer improvável, é uma realidade. Para aqueles que vivem em pecado, sem temor a Deus, só resta a expectativa do juízo.  

Nossa oração deve ser: Abra meus olhos, Senhor, para que eu veja. Com a nossa visão restaurada, teremos boa vida. Com olhos que vigiam todos os lados, estaremos preparados para enfrentar e lidar com todos os perigos. Olhos bons vencem as barreiras da terra e encontram a misericórdia de Deus nos céus. “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.9).


Na tua ira, lembra-te da misericórdia.

Comentários