Termine bem

Leitura Bíblica: Atos 20.24-28

Completai, agora, a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses (2 Co 8.11).


Na história, encontramos várias pessoas que, mesmo começando mal, terminaram bem. E também pessoas que começaram bem e, em algum momento, se deram mal, mas mesmo assim conseguiram terminar bem. O fato importante que quero destacar neste texto é que melhor do que começar bem, é terminar bem. O grande problema está naqueles que começam bem e se perdem no caminho. Basílio, falando sobre este tema, lembra a história de Judas, que depois de ser discípulo de Jesus por tanto tempo, para ganhar dinheiro traiu seu mestre o vendendo. Judas acabou se dando mal. Com remorso, se enforcou, não desfrutando do dinheiro que ganhou. Basílio disse: “Aprenda com isso, amado, que quem começa bem não é perfeito. O aprovado de Deus é aquele que termina bem. Então, não permita que seus olhos durmam ou que suas pálpebras cochilem, para que você possa ser salvo, porque você está passando em meio a armadilhas. Tenha cuidado com a sua própria confiança”. 

O problema é que quem começa bem muitas vezes deixa a humildade e atenção inicial. É comum ver muitas pessoas se empenhando no início de algum projeto, mas depois desanimando e desistindo. Muitos começam bem e terminam mal. Muitos começam bem e, vindo as adversidades, já não demonstram o mesmo empenho e coragem inicial. São pessoas que poderiam vencer facilmente se persistissem um pouco mais, se apenas continuassem com o mesmo vigor inicial. 

Tenhamos coragem para persistir. É certo que Deus nos dará força para continuarmos. Tenhamos como alvo o prosseguir. Não desista do que é bom e não se canse de fazer o bem. Faça das adversidades e dos ventos contrários um tempo de reflexão e fortalecimento. Que sejamos confiantes como Paulo, que disse: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). Deus proverá meios para alcançarmos a vitória. 


O mais importante é terminar bem. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Bom é inimigo do ótimo

Mensagens Diárias 5

Egoísmo