Privilégios e responsabilidades

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 9.15-16

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração (Jr 29.13).


Dois burros iam pela estrada, um com uma carga de aveia, outro levando barras de prata. Este segundo, cheio de si com a carga tão preciosa. Mas logo apareceu um bando inimigo e foi direto contra o burro com a carga de prata. Ele foi espancado, teve sua carga roubada enquanto nem olharam para o outro burro. O burro caído ficou sem saber o que fazer. Enquanto seu amigo mais humilde disse: Nem sempre é bom ter um alto emprego no mundo. Servindo tu, como eu, a um modesto moleiro, não te acharias quase moribundo. Moral da história: Sofre maior risco quem tem maior responsabilidade. 

Esta ideia é verdadeira. Quanto mais alto, embora melhor seja a vista, maior é a queda. Quanto mais autoridade, mais responsabilidade. Pensando no privilégio da salvação, devemos lembrar que ser atingido pela sua graça é um privilégio maravilhoso, mas que traz para nós grande responsabilidade. Somos alvos do grande amor de Deus e devemos buscar, dia a dia, corresponder a este amor vivendo uma vida que agrada a Deus. Longe de nós acharmos que somos melhores do que os outros. Sabemos que se não fosse a grande misericórdia de Deus, estaríamos perdidos. Quando adoramos a Deus não é por algum interesse, mas por reconhecimento de seu amor e grandeza. “Deus, sendo quem é, deve sempre ser buscado pelo que ele é, jamais como um meio de alcançar algo mais. Qualquer um que busque outras coisas, e não Deus, está por conta própria. Ele pode até ser capaz de alcançar as coisas que busca, mas nunca terá Deus, pois ele jamais é encontrado por acidente” (A. W. Tozer). 

Devemos tomar cuidado com o tesouro que carregamos. O inimigo vai tentar nos roubar. Cientes de nossa responsabilidade, guardemos este tesouro precioso. Cuidemos de nossa vida cristã, guardando a Palavra no coração e, com humildade, dependendo da graça e servindo a Deus. 


Ande de modo digno de sua vocação. 

Comentários