Pausa no falar

Leitura Bíblica: Tiago 3.1-12


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo (Tg 3.2).


Conta-se que o ex-presidente de um rico país tinha uma regra: qualquer carta escrita na hora da raiva tinha de permanecer sobre sua escrivaninha durante 24 horas antes de ser enviada. Se, após aquele período de “resfriamento”, ele ainda continuasse com o mesmo sentimento, então enviaria a carta. No fim de sua vida, as suas cartas não enviadas, enchiam uma grande gaveta de sua escrivaninha. 

A sabedoria bíblica já nos tem ensinado isso a muito tempo. É importante pensar muito bem e se acalmar antes de falar. Não podemos ter pressa em expressar nossos sentimentos. Além do dom do falar, Deus nos deu sabedoria para pensar antes de usá-lo. Devemos lembrar do que disse Tiago: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1.19).

Hoje temos que tomar mais cuidado ainda. Vivemos em tempos da comunicação imediata, de conversas eletrônicas e mensagens instantâneas. Infelizmente, sem pensar, muitas pessoas derramam sua raiva rapidamente em textos e vídeos que o mundo inteiro pode ter acesso. Muitos cristãos dão mau testemunho, pois não conseguem se controlar e se expressam rapidamente sobre assuntos que nem conhecem direito. 

A pausa antes de falar é uma necessidade para uma boa comunicação e para manifestarmos amor em nossos relacionamentos. Precisamos pedir a Deus que nos dê domínio próprio. Tiago, ao mesmo tempo que diz que devemos ser prontos para ouvir, mas demorados para falar e ficar com raiva, diz que fazer isso não é fácil. Ele disse: “A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero” (Tg 3.8). Somente com a ajuda de Deus poderemos vencer este grande mal. Que sejamos fortalecidos e que nos esforcemos para que dia a dia possamos, com nossas palavras, mais bendizer ao Senhor do que amaldiçoar as pessoas. 


O sábio, mais do que falar, sabe quando calar. 

Comentários