No caminho

Leitura Bíblica: Salmo 37.34-37

Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança (Dn 12.13).


Um asno que conduzia seu amo trotava por um caminho fácil, mas depois pegou um caminho difícil, muito escarpado. Como ia caindo no fundo de um precipício, o homem o agarrou pela cauda e fez tudo para fazê-lo desistir da viagem. Mas o asno resistiu com todas as forças, de modo que o homem o largou dizendo: Está bem, venceste, mas ao mesmo tempo encontraste tua derrota.

Quantas vezes andamos por caminhos perigosos e recebemos vários avisos de perigo. Deus fala conosco nos chamando de volta, mostrando que estamos correndo perigo. Mas nem sempre ouvimos a sua voz. Aí as consequências são desastrosas. Existe um caminho fácil e este é o caminho que Deus nos orienta a andar. Fácil, não no sentido de ausência de problemas, mas fácil por ser protegido por Deus. Um caminho em que somos orientados a superar os problemas. 

Li uma frase que ilustra muito bem o que estamos dizendo: “Navios não afundam por causa da água ao redor deles. Navios afundam por causa da água dentro deles. Não deixe o que está acontecendo em torno de você invadir o seu interior e afundá-lo” (Luís Hermínio). Fora da estrada, podemos cair no precipício. Enquanto seguimos no caminho que Deus construiu, estamos seguros, como o navio, que mesmo navegando em mares bravios, consegue flutuar sobre as ondas e seguir até seu destino. 

Devemos tomar cuidado, pois insistir na transgressão pode trazer um sentimento de vitória. Como uma criança que desafia sua mãe e se sente poderosa, mas na realidade está deixando de ouvir a voz da verdade e de seguir os conselhos de quem lhe ama. Tenhamos paciência e sejamos obedientes. Andar com Deus é muito melhor do que nos entregarmos a nossa vontade. “Espera no SENHOR, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados” (Sl 37.34). Deus livra os que nele buscam refúgio.


Para vencer precisamos nos render.

Comentários