Meu tesouro

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 6.6-10

Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força (1 Cr 29.12).


Devemos tomar cuidado com o apego excessivo aos bens materiais, títulos, cargos e tudo que venha tentar tomar o lugar de Deus em nosso coração. É certo que nosso maior tesouro não pode ser material e sim, espiritual. Às vezes, um simples ato de trocar a palavra “meu” (minha) para “o” (a), pode sinalizar à nossa consciência esta verdade. Por exemplo, podemos dizer o carro no lugar de meu carro. Falando sobre isso, A. W. Tozer cita o exemplo de Abraão, um homem muito rico, mas que aprendeu a viver pela fé. Não tinha orgulho ou apego às suas posses. “Abraão tinha tudo, mas não possuía nada. Este é o segredo espiritual. O mundo dizia ‘Abraão é rico’; o velho patriarca, no entanto, apenas sorria. Sabia que seus verdadeiros tesouros eram interiores e eternos” (Tozer). 

Precisamos lembrar que o apego material é um grande mal. “Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1Tm 6.10 - NTLH). Tudo que temos deve ser motivo de gratidão e não de orgulho. Como disse Paulo em 1Coríntios 4.7: “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?”

É muito bom saber que o mundo está cheio de coisas que podem nos ajudar a viver de maneira mais confortável, saber que temos o sustento necessário para viver. Só precisamos tomar cuidado para que, na busca pelo sustento diário, não nos distanciemos de Deus e do alimento espiritual. É importante não cairmos na armadilha da ilusão das posses. O dinheiro nos oferece algo que ele não pode nos dar. A ilusão das posses só vai conseguir nos deixar mais tristes e vazios. Uma vida dedicada a Deus é o que fará a diferença. Com Deus teremos satisfação e felicidade. Podemos até ter muitas posses, mas não seremos possuídos por elas. 


Deus é o melhor investimento. 

Comentários