Instrumento de paz

Leitura Bíblica: Filipenses 4.5-7

A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor (2 Jo 3).

A paz de Deus guarda nosso coração e mente. Ela é contagiante. Se temos paz, somos instrumentos de paz. Infelizmente, muitas são as circunstâncias que tentam tirá-la de nós. Ventos sopram tornando difícil mantermos a calma. Entre tantas coisas, vem sobre nós oposição, ofensa, desrespeito, mentiras, agressão, tristeza e o pecado. Como resistir, como manter a calma e permanecer em paz? Paulo diz que a paz de Deus excede todo entendimento. Não podemos explicar, mas é certo que a paz de Deus é maior do que tudo que tenta nos tirar dela. Sim, podemos viver em paz. Sim, podemos ser instrumentos de paz. Podemos e devemos viver de forma contrária ao mundo. Enquanto tantos perecem e sofrem em suas lutas internas e externas, nós descansamos na paz de Deus, confiamos e cremos em seu evangelho. O Deus da esperança nos enche de paz. Com Deus, que esmaga a cabeça do inimigo, podemos ter uma vida de moderação. Não devemos viver ansiosos, mas colocar diante dele as nossas petições, levar até ele os nossos problemas e falar com ele sobre o que tenta tirar nossa paz. 

Devemos pedir que Deus transforme o mal em bem, que nos faça superar as adversidades. “Senhor, faz de mim um instrumento de Tua paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. E onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó mestre, que eu não busque tanto ser consolado, mas consolar. Ser compreendido, mas compreender. Ser amado, mas amar” (Oração de São Francisco). 

Que possamos cada vez mais ter a paz de Cristo habitando em nossos corações. “Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor” (2Pe 1.2).


A verdade de Deus em nós produz paz. 

Comentários