Entender ou confiar?

Leitura Bíblica: Salmo 62.5-8

Visto que andamos por fé e não pelo que vemos (2Co 5.7).


O texto base de hoje diz que devemos confiar somente em Deus, pois nele temos salvação. Ele é a nossa rocha. Somente Deus é realmente digno de confiança. Devemos nos firmar nesta verdade, pois nossa tendência é buscar estabilidade em outras coisas e não somente em Deus. Uma das bases erradas em que muitas vezes buscamos confiar é o entendimento das coisas. Paul David Tripp explica isso dizendo: “Somos tentados a pensar que podemos encontrar sentido simplesmente explicando tudo. Se eu pelo menos conseguisse entender isso ou aquilo, me sentiria seguro. Seu descanso não é para ser achado em resolver sua vida, mas em confiar naquele que já resolveu tudo para seu bem e para Sua glória”. 

Nunca entenderemos tudo e sempre enfrentaremos mistérios. Precisamos lembrar que a paz nunca terá como base o entender todas as coisas, mas o confiar em Deus em todas as coisas. “Paz interior é encontrada quando depositamos nossa confiança naquele que sabe todas as coisas e que governa tudo que há para sua glória e para o nosso bem” (Paul D. Tripp).

Que possamos dizer como Davi: “De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio” (Sl 62.7). E sempre possamos lembrar que nossa confiança não está em nenhum outro senão em Deus. “Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio” (Sl 62.8). “Naqueles momentos, quando desejamos saber o que não podemos saber, podemos encontrar paz interior. Existe um Deus que sabe todas as coisas. Ele nos ama e está no controle de tudo que não conseguimos entender, sempre tendo em mente o bem” (Paul D. Tripp).

Confiar ou entender? Entre estas duas coisas, é certo que a confiança em Deus deve existir mesmo antes do entendimento dos problemas que enfrentamos. E até mesmo quando este entendimento não vem. 


A fé não exige explicação. 

Comentários