Culpa e aceitação

Leitura Bíblica: Lucas 14.20-24


Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos (Hb 2.11).


A culpa faz parte de nossa vida. Às vezes uma culpa verdadeira, mas tantas outras uma falsa culpa. Deus diz: “Eu te perdoo”, “Eu te aceito” ou “Eu te amo”, mas nossa culpa, às vezes, nos faz duvidar disso. Dizemos: “Eu? Acho que não”. Falta-nos autoaceitação. Dick Keyes disse: “Autoaceitação é construída no fundamento de uma compreensão e apreciação do perdão e aceitação de Deus”. Quando compreendemos a profundidade do amor de Deus, somos livres da culpa. Dick continua: “Deus nos aceita pessoalmente na nossa vergonha. Se você parar para pensar, verá que aceitação é algo além do perdão. Você pode perdoar alguém e mesmo assim não gostar de estar com aquela pessoa ou viajar com ela nas férias. Deus não apenas perdoa, mas ele nos aceita pessoalmente, querendo estar conosco porque ele nos ama. Na nossa confusão, pecado e vergonha, Deus nos aceita, não por obrigação, mas porque ele nos ama”. 

Podemos ilustrar este pensamento com a história de um menino chamado Almanzo. Ele foi a uma feira de animais com o seu pai. Curioso, correu até onde estavam duas mulas. Chegou perto demais de um dos animais que  esticou seus lábios revelando longos dentes amarelos. Almanzo não conseguia se mexer. Lentamente, a criatura abriu sua boca comprida e cheia de dentes e, de dentro de sua garganta, veio um grasnido retumbante. Almanzo gritou. E então se virou e empurrou e arranhou e lutou para atravessar a multidão para chegar até seu pai. Antes que percebesse, ele havia alcançado o pai e todo mundo estava rindo dele. Já mais calmo disse: Apenas papai não riu. Fez toda a diferença a atitude de seu pai.

Deus não tem vergonha, não ri de nós. Ele nos conhece e sabe o quanto somos pequenos, mas ele nos ama. “Isso mostra o tamanho da sua aceitação. Ele não se envergonha de nos incluir com ele, como parte de sua família, e deixar que o mundo saiba que nós somos identificados com ele e ele conosco” (Dick). 


Deus nos aceita em amor e alegria.

Comentários