Ansiedade e comunhão

Leitura Bíblica: 1 Samuel 1.9-18


Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas (1 Pe 3.12).


A ansiedade é um grande mal que tem afligido muitos corações. Mas a tristeza e a ansiedade podem cooperar para o nosso bem. Em momentos de grande angústia é que nos voltamos para Deus. Foi o que aconteceu com Ana. Encontramos sua história no capítulo 1 de 1Samuel. Ela não podia ter filhos e, muito angustiada, foi ao templo e orou de forma intensa. Chorou diante de Deus. Ana disse: “porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora” (v.16b). Ela nos relata que o seu sofrimento a levou a buscar a Deus. A história conta que Ana obteve resposta e Deus lhe deu um filho. 

O Rev. Aldei Soares, comentando sobre este texto, disse: “A história de Ana se repete em nossas vidas, pois cada um de nós tem as suas ansiedades e aflições diárias. Diante deste fato, devemos entender que esses momentos devem transformar-se em oportunidades para longas conversas com Deus em oração, ao invés de longos momentos de reclamações em relação à vida”. Em seu texto, o Rev. Aldei ainda cita palavras de David Powlison: “A ansiedade redimida torna-se seu amigo, abrindo as portas da fé. Um meio de estar mais perto de Deus. Ao invés de isolá-la, ela pode se tornar um caminho para conhecer a Deus de perto. Através dela, você poderá experimentar, de forma honesta, sua profunda necessidade da graça diária de Deus em sua vida. Vivendo em fé, Deus lhe conduzirá da ameaça e opressão de uma vida cheia de medos e ansiedades para a alegria que só é encontrada na presença de Deus”.

Diante de grandes temores provavelmente ficaremos ansiosos. Enquanto o homem sem Deus se desespera, nós podemos confiar. Enquanto muitos se perdem, podemos nos aproximar de Deus e descansar na sua sabedoria. “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.6-7).


Deus me faz próspero na terra da aflição.

Comentários