A viajem é curta

Leitura Bíblica: Tiago 5.7-11

Tudo passa rapidamente, e nós voamos (Sl 90.10b).

Conta-se que uma jovem estava sentada num transporte público quando uma senhora, mal-humorada, veio e sentou-se ao lado dela, batendo-lhe com suas numerosas sacolas. Uma pessoa sentada do outro lado ficou injuriada com a situação e perguntou à moça por que ela não reclamou ou disse algo para aquela senhora! A moça respondeu com um sorriso: Não é necessário ser grosseiro ou discutir sobre algo tão insignificante, a jornada juntos é tão curta. Já desço na próxima parada!

Um comentário dizia o seguinte a respeito desta história: “Esta resposta da jovem merece ser escrita em letras douradas no nosso comportamento diário e em toda parte! Não é necessário discutir sobre algo tão insignificante, nossa jornada juntos é tão curta. Se cada um de nós pudesse perceber que a nossa passagem por aqui tem uma duração tão curta. Por que escurecê-la com brigas, argumentos fúteis, não perdoando os outros, com ingratidão e atitudes ruins? Isso seria um grande desperdício de tempo e energia!” 

Sim, realmente aprendemos aqui uma grande lição. Um argumento que fortalece a necessidade de termos mais paciência com as pessoas e situações. Às vezes ficamos poucos minutos ou horas com alguém e, ao invés de aproveitar estes momentos, os desperdiçamos com grosserias e falta de gentileza, até mesmo com as pessoas que convivemos por muitos anos. O que são anos perto da eternidade? Os anos passam rapidamente e devemos aproveitar cada momento, lembrando que as pessoas, que moram conosco ou que frequentam os mesmos lugares que nós, são um presente que Deus nos deu. São estas pessoas próximas que devemos amar como a nós mesmos. 

O tempo passa rapidamente, logo já não teremos a presença de muitos destes parentes e amigos. Que possamos ser mais pacificadores, aprendendo a viver em paz com os outros, sendo tolerantes com as pessoas e tendo no coração mais gratidão do que impaciência, mais desejo de amar do que revidar. 


Fique calmo, a viagem é curta.

Comentários