Problema sem solução

Leitura Bíblica: Deuteronômio 20.3-4

Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre (Sl 125.2).

Você tem problemas para resolver? Isso é sinal de que você está vivo. Como disse o Pastor Carlos Roberto: “Você precisa de um problema do tamanho de Deus. Se não tiver um, seu problema atual é não ter um problema. Viver é enfrentar e resolver problemas. Quando Deus chama as pessoas, ele as chama para enfrentar um problema. O termo exato para a condição de alguém verdadeiramente isento de qualquer problema é morto”. Com Deus podemos sim enfrentar qualquer problema. Com fé podemos crer na solução de qualquer coisa. Tomando os devidos cuidados, podemos desenrolar os novelos das dificuldades, alinhar os pensamentos e vencer os embates da vida. 

Ichak Adizes escreve: “Ter menos problemas não é viver. É morrer. Saber lidar com problemas cada vez maiores e resolvê-los significa que nossas forças e capacidades estão melhorando. Precisamos nos emancipar de pequenos problemas para liberar energia a fim de lidar com problemas maiores”. Sejam os problemas grandes ou pequenos, Deus nos dá capacidade de resolvê-los. É certo que Deus também tem nos livrado de muitos problemas que nem chegamos a conhecer. Também tem tornado pequenos o que poderiam ser grandes problemas. Mas não podemos esquecer que dificuldades sempre existirão. Muitas vezes, até aumentarão à medida que nos decidirmos a viver de forma íntegra, agradando a Deus. Não podemos evitar os problemas, mas podemos dia a dia crescer em maturidade e confiança em Deus. Crescer em sabedoria para poder encontrar a melhor solução. Chegar ao ponto de dizer, como o salmista: “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança” (Sl 27.3).

Liberte-se dos problemas e acredite que pode resolvê-los. Vença as barreiras, saltando mais alto que elas, nunca esquecendo de que o Senhor  é que nos faz pelejar e é quem peleja por nós (Dt 20.3-4).


Não se atemorize, confie. 

Comentários