Por que estou triste?

Leitura Bíblica: Salmo 42

Cantarei a bondade e a justiça; a ti, SENHOR, cantarei (Sl 101.1).


Às vezes, os tempos são muito difíceis, mas é certo que as aflições nunca são maiores que o consolo de Deus. Quando falhamos, a disciplina nunca é mais pesada que o perdão de Deus. Seja o que for, com fé vencemos. Com base na confiança que temos em Deus, podemos nos alegrar nele. Mas muitas vezes, infelizmente, nos falta esta confiança e também alegria. Nesses momentos, ficamos como o salmista que questiona o porquê de sua tristeza (Salmo 42). Ele repete várias vezes a mesma pergunta a Deus dizendo: Por que estou triste? Dá a impressão que ele está perguntando a si mesmo. Por que não confio, por que não vejo Deus, parece que Deus se esqueceu de mim. Importante notar que mesmo em meio as dúvidas, ele afirma crer em Deus. No verso 11, ele diz: “Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus” (NTLH).

Spurgeon disse: “Por que ando em pranto? Tem você como responder a isto crente? Pode você achar alguma razão porque anda em pranto em vez de se regozijar? Porque se entrega assim a antecipações de tristeza? Quem lhe contou que a noite não termina com a vinda da luz do dia? Quem lhe disse que o mar dos problemas iria levar tudo com suas ondas e deixaria para trás apenas aquela lama de pobreza inútil? Quem lhe garantiu que a sua tempestade de desespero iria aumentar ainda mais? Não sabe que o dia se segue à noite, que a inundação cessa quando a maré baixa? Tenha esperança então! Mas tenha-a para sempre e não apenas ocasionalmente”. 

Os tempos podem ser difíceis, mas Deus nunca falha e nunca nos abandona. O amor e cuidado de Deus não são como um vento que constantemente muda de direção e intensidade. O amor e cuidado de Deus são eternos, são constantes e suficientes para nos guardar, sustentar e nos alegrar. Difícil pode ser o caminhar, mas a alegria não deve faltar. Na confiança, nos alegramos nas provações e sempre cantamos em gratidão. 


Deus está de braços abertos. 

Comentários