Palavras agradáveis

Leitura Bíblica: Provérbios 25.11-14

Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina (Pv 12.18).


Boas e agradáveis palavras são um tesouro que temos à nossa disposição. Podemos ouvir e falar coisas sábias. Podemos levar notícias boas, alegrar, motivar e transformar vidas através do que falamos.

É importante respeitar o tempo das palavras. Existe um tempo certo para cada assunto, cada conselho. É preciso ter sabedoria para falar a palavra correta no tempo certo. “A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata” (Pv 25.11 - NTLH). “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Cl 4.6). Uma boa palavra vinda na hora certa alegra a nossa alma, mas quando usamos a fala de forma incorreta podemos causar sérios problemas. Devemos seguir o conselho de Paulo aos Efésios que disse: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” (Ef 4.29).

Precisamos aproveitar bem a oportunidade de usar as palavras para bendizer e não maldizer. Use a língua como medicina, levando alívio e cura às pessoas, não sendo o tagarela que incomoda e fere os outros (Pv 12.18). Quando bendizemos, além de abençoar os outros, somos abençoados. Quando maldizemos, da mesma forma, além de fazer mal aos outros, sofreremos graves consequências. “Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mt 12.37).

Clamemos a Deus por sabedoria. Deus nos ajudará na dificuldade do falar. Que ao abrirmos a boca possamos abençoar os outros e ser abençoados também. Que sejamos bons amigos, conselheiros das pessoas que nos cercam. Num mundo de tanta falsidade e palavras mentirosas, sejamos mensageiros de confiança (Pv 25.13-14). Que possamos ajudar a quem quer ouvir e transmitir sabedoria de Deus a quem quer aprender (Pv 25.12).


De boas palavras transborda o meu coração.

Comentários