Manutenção da amizade

Leitura Bíblica: Provérbios 27.8-10

Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso (Jó 6.14).


Precisamos fazer amigos e ser um bom amigo. Além disso, também é  importante lembrar que devemos fazer manutenções periódicas de nossas amizades. Por mais que um verdadeiro amigo nunca se esqueça de nós, é importante reabastecer a amizade constantemente. James Boswell disse: “Não sabemos dizer o momento preciso em que se forma a amizade. Ao enchermos um jarro gota a gota, a última faz o jarro transbordar; assim, numa série de gentilezas há uma última que faz transbordar o coração. Devemos encher a vida de amizades antigas e novas. Uma vez formada, a amizade deve ser reabastecida de tempos em tempos, portanto permanece em manutenção constante”. 

Que bela interpretação da amizade - um jarro transbordando de bondade, transbordando de receber ações contínuas de amor. Por isso, vemos a necessidade do reabastecimento. Quanto mais cheio pudermos deixar o jarro da amizade, melhor. A manutenção constante vai cuidar da amizade de forma que nunca venha a esvaziar. Amizade não é algo que devemos deixar esfriar. Amizade é contato, calor e atos de amor. 

Como devemos fazer esta manutenção? Cada amigo requer uma atenção individual e personalizada. Precisamos atentar para o que agrada nosso amigo. Mas, de forma geral, a manutenção da amizade é feita através de pequenos gestos que mostram para os outros que lembramos deles. Hoje temos muito mais facilidade de fazer isso. Além das visitas pessoais, dos encontros e conversas, podemos expressar nossa amizade através de mensagens de texto, chamadas de áudio e vídeo. Podemos presentear nossos amigos com algum alimento que fizemos ou qualquer coisa que ele goste. Às vezes temos bastante conhecimento do que queremos e precisamos, mas nem sempre conseguimos pensar no que dar para nossos amigos. Devemos usar a nossa criatividade, lembrando que um presente sempre é bem vindo. Pois mais do que seu valor, é a lembrança que ele representa. 


Melhor amizade é a que transborda.  


Comentários