Deus proverá

Leitura Bíblica: Salmo 33.18-22


Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus (Sl 146.5).


Na vida temos momentos bons e maus. Tempos difíceis e tempos tranquilos, prazerosos. O melhor é que em todo tempo temos uma certeza contínua - o sustento e a ajuda de Deus. Em todos os momentos podemos dizer: Deus proverá. Sempre temos um provedor, Deus nos sustenta nas diversas situações. É até difícil entender como, às vezes, ficamos tão abatidos depois de tantas experiências vividas com o socorro de Deus. Como podemos nos sentir fracos ao lado do Deus de todo poder? É certo que Deus vai cuidar de cada detalhe de nossa vida. Confiados nas promessas de Deus, podemos descansar sempre. Abraão quando foi confrontado por seu filho sobre onde estava o cordeiro para o holocausto respondeu: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto. Depois de dizer isso, continuou em obediência a Deus que o mandara executar seu filho. Ele ainda não sabia como, mas acreditava que Deus não iria abandoná-lo. Depois de dar um filho, não iria tirá-lo dele (Gn 22). 

Lembremo-nos que “a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Is 59.1). Nós é que às vezes nos encolhemos, nos escondemos e nos afastamos de Deus envolvidos com nossos pecados, mas Deus está sempre presente. “Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp 4.19). “Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5).

O termo hebraico para Deus provedor é Jeová Jireh. Deus é o nosso Jeová Jireh - O Deus da aliança, o Deus das promessas, precioso e santo, aquele que sempre vai prover para aqueles que nele esperam. Confiemos sempre em Deus, que nele o nosso coração se alegre. Que a sua misericórdia e bênção estejam conosco sempre. Afirme com confiança: Deus é meu auxílio. Descance em paz, Deus está no controle. 


Se Deus é por nós, nada pode ser contra nós. 

Comentários