Deixa pra lá

Leitura Bíblica: Jeremias 9.23-24

O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? (1Co 6.7).


Um urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de abelhas. Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do tronco. O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir o ninho. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame ficar atrás dele. O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou num lago. Moral da história: Mais vale suportar um só ferimento em silêncio do que perder o controle e acabar todo machucado. 

Existe a turma do “deixa pra lá” e a turma do enfrentamento. Precisamos entender que existem batalhas que devemos lutar, mas outras que não valem a pena. Temos que ser sábios e muitas vezes desistir na primeira ferroada. Ela pode ser um grande aviso ou um sinal de que devemos parar. Esta fábula do urso traz uma verdade à nossa mente - existem certas coisas que, quando insistimos nelas, os malefícios são maiores que os benefícios.  Coisas que não farão bem se insistirmos. Como exemplo, podemos nos lembrar de pelo menos duas coisas. Primeiro: O problema da desunião entre pessoas. Temos que tomar cuidado com os relacionamentos. Muitas discussões se prolongam quando deveriam terminar antes. Muito ódio pode ser gerado de uma simples discórdia. Se alimentarmos ofensas com altercações sem fim, criaremos uma indisposição quase impossível de se reatar. Segundo: Os desvios de conduta. Andar por um caminho errado quando deveríamos dar meia volta logo quando percebemos o erro. Quando andamos por um caminho diferente do que deveríamos, nunca iremos chegar ao destino correto. Quanto mais tempo insistimos, mais longe fica o caminho do retorno. O mais correto é voltar o quanto antes e não persistir no erro. 


Sabedoria é melhor do que a força. 

Comentários